A MINHA FELICIDADE NÃO É A SUA...

 No mais recente livro de Carlos de Moraes, Agora Deus vai te pegar lá fora,  há um trecho em que uma mulher  ouve a seguinte pergunta de um major: "Por que você não é feliz como todo mundo?". E ela responde: " Como o senhor ousa dizer que sou infeliz? O que o senhor sabe, sobre o que digo para meu marido, depois do amor? E o que sinto quando ouço Vivaldi? E do que rio com meus filhos? E por que mundos viajo, quando leio Murilo Mendes? A sua felicidade, que eu respeito, não é a minha, major".
E assim é! Temos a pretensão de decretar quem é feliz ou infeliz de acordo com nossa ótica particular, como se a felicidade, fosse algo que pudesse ser visualizado.Quando somos apresentados a alguém com olheiras profundas, imediatamente, passamos a pensar em suas prováveis noites insones, causadas por problemas. Ou, quando alguém faz uma queixa, qualquer, da esposa ou marido, rapidamente, decretamos que o casamento deve ser um fracasso. Mas, o que sabemos da vida dos outros?
Quase todos os nossos momentos felizes,se dão na intimidade. Quando ninguém está nos vendo. O barulho da chave da porta, de madrugada, trazendo um adolescente de volta para casa. O cálice de vinho oferecido por um amigo, amiga, com quem acabamos de fazer as pazes. Depois de anos com o coração em marcha lenta e descobrir que ainda é capaz de sentir palpitações por outra pessoa.  A emoção provocada por uma frase de um livro. A felicidade de uma cura.  E aceitar a infelicidade como parte do jogo.
O que eu sei sobre aquele que parece feliz e aquele, que parece  infeliz? Eles podem parecer ser, o que for e eu seguirei sem saber de nada, sem saber de onde eles extraem prazer e dor, como administram seus azedumes e seus êxtases, e muito menos por quanto anda a cotação de felicidade em suas vidas. Costumamos julgar roupas, comportamento, caráter, mas é um atrevimento nos outorgamos o direito de reconhecer, apenas pela aparência, quem é feliz ou infeliz.
A sua felicidade não é minha, e a minha não é de ninguém. Não se sabe nunca o que emociona intimamente uma pessoa, a que ela recorre para ter serenidade, em quais pensamentos se ampara, quando quer descansar do mundo, o quanto de energia coloca no que faz, e no que ela é capaz de desfazer para manter-se sã. Toda felicidade é construída por emoções secretas.
Podem até comentar e fazer julgamentos sobre nós, mas nos capturar... só se permitirmos!


Post by Yooko Blanski Shimamoto

Comentários

Descer Página
  1. É REALMENTE A FELICIDADE SE FAZ DE PEQUENOS MOMENTOS, OQ PODEMOS FAZER É TENTAR APROVEITAR CADA MINUTO COMO SE FOSSE O ULTIMO, CADA MINUTO DE FELICIDADE PROPOSTA POR DEUS PRA NOS FAZER SENTIR MAIS ALIVIADO DESSE MUNDO AS VEZES CRUEL,,,KKKK!!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente interessante e verdadeiro o comentário/texto de Yooko..Parabéns!!
    Felisberto ,de verdade adoro teu blog
    Abração

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Subir Página